quinta-feira, 10 de junho de 2010

Uma questão de números.

A Natureza devolve ao homem, com maior intensidade, tudo o que mesmo lhe faz ou por ela faz.

13h24, estação rodoviária.

Enquanto esperava pelo autocarro para Santa Cruz onde iria decorrer a surfada do dia, um homem robusto e de ar adoentado que estava a vender tapetes para ganhar o pão do seu dia veio ao meu encontro e dirigiu-me a palavra. No inicio virei a cara e pensei que estivesse bêbado (essa má tendência de julgar pela capa quem não se conhece foi mais forte).
Na verdade, estava bem mais consciente, bem mais ciente e lúcido que eu. Tinha a voz rouca. Devia ter os seus quarenta e poucos anos apesar do seu ar decrépito e desmazelado.
Com o desenrolar da conversa, tornou-se impossível não prestar atenção ao que o pobre dizia.
Do que me lembro, perguntou-me se tinha reparado na rapariga do outro lado da estação. Respondi que não. O sujeito começou a citar números e números sozinho, a fazer contas para o ar.
Até que me dirigiu outra vez a palavra e disse: “Em números demasiado bem-parecidos, em média, em todo o mundo deitam-se para o chão 1000 pastilhas por dia. Agora, multiplica essas pastilhas por 8 dias e já lá vão 8000 pastilhas. Se for durante um único mês: 30000 pastilhas. E isto durante um ano inteiro será 360000 pastilhas.
Como é óbvio foram números muito módicos comparando à escala real. Visto que uma pastilha demora 5 anos a decompor-se, daqui a uns tempos não damos um passo sem encontrar uma. Pessoalmente, não acho que não seja muito complicado de colocar no lixo.
Ou de facto é, menina?”.
Não lhe cheguei a responder, entrei para o meu autocarro.
Durante a fatigante viagem, já que a sociedade actual gosta tanto de números, tentei somar às pastilhas, todas as fábricas, motas, carros, fogueiras e outras realidades que fazem o seu estrago todos os dias…
Para agravar, ainda acontecem acidentes como a rotura do oleoduto da BP que vazou na costa da Louisiana e destroi a vida marinha no Golfo do México à mais de 46 dias.
O poço acidentado contava com cerca de mil barris de petróleo por dia, de um total de 19 mil.





. Deste modo, um dia surfar será assim.





3 comentários:

  1. excelente. tocase neste assunton de uma forma muito pessoal.

    abraço.
    Sérgio

    ResponderEliminar
  2. nao sei se a historia é veriudica ou nao, mas são momentos destes que nos fazem abrir os olhos!

    Cumps,
    Joao Bravo

    ResponderEliminar