quarta-feira, 25 de maio de 2011

Skenario.


"A natureza é sábia e justa. O vento sacode as árvores, move os galhos, para que todas as folhas tenham o seu momento de ver o sol."
(Humberto de Campos)

Em várias ocorrências utilizamos a expressão “por vezes temos de dar um passo atrás para dar dois em frente”, ou algo semelhante.
Claro que,tal como em todos os ditados, o 'geral' irá posteriomente ser contextualizado no 'particular'.
E o que quero aqui deixar registado é que, pelo menos neste “skenario”, em algumas situações, o melhor seria mesmo não dar nenhum passo.
Tenho a sensação que um excessivo número de indivíduos não se sabem alegrar com o que têm, ou tentando explicar melhor, existe uma ganância tão desmesurada por mais que nunca chegam a usufruir do presente e a perceber que, por vezes, mais do que o que presenciam… é menos, é ser mais estéril.
Nenhuma acção é inútil, não deixemos de fazer apenas porque é pequena.
Vou evocar imediatamente um slogan da Natura que acho indispensável: “Think globally, act locally(Pensar globalmente, actuar localmente).
Existe a estranha e lerda cobiça por ver maior, por “anexar” e aumentar.
Nós aprendemos um pacote de valores desde crianças, mas é de reparar os bastantes que não aprendem a calma e o saber esperar. Sei que muitos ao lerem estas letras tão inocentes quanto quem as escreve, me acusariam neste momento de que só digo o que digo porque nunca nada me levou a dizer o contrário e, provavelmente, começariam a enumerar condições onde seria difícil de usar a calma.
Eu não sei tudo, não experimentei tudo, mas sei que em qualquer situação acho sempre preferível usar a calma como primeira opção.
Neste caso que vos quero falar, antes de mais e sem demoras, aplica-se à letra, ao milímetro e ao segundo.
Já experimentaram correr pelas dunas, sentar, inspirar ar puro, sentir o sol a afagar a cara, encaixar as mãos na areia branda e estar em harmonia com a Natureza?
Tentem acompanhar o meu ritmo agora que a música toca alto e viva.
Não gostavam que, a modo de exemplo, os vossos amigos, primos e filhos, em certas alturas, pudessem daqui a um tempo ver as mesmas paisagens que vocês?
Não gostariam que os vossos filhos pudessem ir surfar um fim-de-semana à Costa Vicentina (o que me levou a escrever esta crónica) e estar em contacto com a Natureza esculpida tal como é?
Uma longa costa, limpa, viva, pura, sem "caixotes" , sem “Homem”.
“O vento sacode as árvores, move os galhos, para que todas as folhas tenham o seu momento de ver o sol”… não deveríamos também nós, que nos dizemos avisados e lutamos por ser justos, preocupar-nos em que todos, daqui a uns anos, também possam “ver o sol” tal como o vemos, nas condições em que vemos?
Não deveríamos lutar por manter estes pequenos paraísos na terra?
Por vezes, até o maior artista das letras e das frases não consegue descrever momentos específicos, paisagens de tal forma simples que não temos ao alcance dizer mais do que isto mesmo.
O crescimento sustentável não se prende por travar a construção, mas sim garantir a satisfação dos que agora cá estão não esquecendo os que ai estão para vir.
Assim como nós gostamos de mostrar o melhor da nossa casa aos convidados, dar o nosso melhor aos que mais gostamos, assim como gostamos que sejam justos connosco, que guardem para nós e que esperem por nós.
A vida não se vai resumir ao nosso vizinho, à nossa casa, aos com que nos cruzamos agora na rua. Existe vida para além desta, é um facto, mesmo que não seja a nossa.
A política está em tudo. Eu que não gosto de politica (no entanto, procuro informar-me e dou o meu voto, como direito que nos foi alcançado) descobri que, afinal, até gosto.
Não gosto é da 'política dos políticos' e sim da 'política das pessoas'.
Gosto de ver as coisas acontecerem.
Gosto de politica quando é, realmente, um veiculo/meio para melhorar alguma coisa e não um esquema de conveniência.
Este fim-de-semana fui com os SOS Salvem O Surf, uma organização composta por voluntários que pretende salvar ondas e orlas costeiras… E, (eureka!), que descobri a grande divergência.
Como somos todos voluntários, estamos todos para o mesmo, não existem segundos interesses, estamos a dar de nós mesmos em prol do igual objectivo.
E é isso que falta na política tal como a conhecemos: estarem todos com o mesmo propósito, como se diz, “sem corantes nem conservantes”. Uma finalidade genuína.
Assim, com menos ou mais, as coisas são o que são... acontecem e fazem acontecer.
Imploro para que as pessoas tenham esta consciência da união, do pequeno passo que se vai engrandecendo durante a andança.
Faltam-nos experiências, culturas e horizontes!
Falta-nos gritar, fazer-nos ouvir!
Falta-nos ver e sermos vistos.
Falta-nos, à sociedade em geral, 'Ser'.
Falta-nos ser como a Natureza, sábios e justos, para podermos dar aos outros o que nos foi dado.
Os interesses não são incompatíveis com os valores.
O progresso não é incompatível com a preservação.
Quero que daqui a uns anos todo o ser humano, que tenha em sua vontade a mesma que a minha, a possa substanciar.
Quero que esse alguém possa pisar a mesma encosta que eu, sem fumo no ar, em sintonia com os animais donos das terras, olhar o horizonte sem que nenhum fragor lhe corte a paz de espírito, possa abrir os braços, fechar os olhos, sentir o que quer sentir, onde quer sentir.
E, principalmente, que possa lá voltar podendo ter as condições para sentir exactamente o mesmo.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. O comentário do Miguel a multiplicar por 2.
    É mesmo das crónicas mais importantes, o que conta nesta é o conteudo. 5 estrelas.

    ResponderEliminar
  3. Então quem luta para ter não merece vencer?!
    Não faz sentido.

    ResponderEliminar
  4. Haverá sempre quem lute para ter, haverá sempre quem lute para ser. Vamos acreditar que os segundos um dia vencem :)

    ResponderEliminar
  5. Merece vencer João. Não é disso que o texto fala. =)

    ResponderEliminar
  6. Grande Blog! Bons textos e Boa continuação! ;)

    ResponderEliminar